Hoje em dia, muitos jovens se questionam se realmente é importante contribuir para a Previdência Social. Assim, respondendo aos que iniciaram sua jornada de trabalho agora, é importante contribuir ao INSS para que seus direitos sejam atendidos, tais como aposentadoria, salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e pensão por morte.
Somente quem contribui para a previdência que possui direito a todos estes benefícios, mas lembre-se que para cada benefício há seus critérios.
Para ter direito aos benefícios previdenciários, o interessado deve se inscrever no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e manter suas contribuições em dia, cumprindo os requisitos exigidos por lei.
Ressalta-se que todo trabalhador com carteira assinada é automaticamente filiado à Previdência Social e suas contribuições são descontadas em seu contracheque. Já quem trabalha por conta própria, como o autônomo, precisa se inscrever e é de sua responsabilidade a contribuição mensal ao INSS.
Quer saber como se inscrever e se tornar um beneficiário do INSS? Procure o Grupo APOSERV!