Recentemente, começou a circular nas redes sociais, publicações e mensagens com alegações falsas referentes a concessão de aposentadorias por tempo de contribuição, além de acusações sobre a falta de recursos, por parte do INSS, para a folha de pagamento dos benefícios.

Segundo o próprio INSS, as publicações usam a imagem de uma entrevista feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde afirma-se que o governo anunciou o fim das aposentadorias por contribuição para segurados que começaram a contribuir a partir de 14 de dezembro de 2019.

Porém, o conteúdo compartilhado revoga uma das mudanças da Reforma da Previdência, que passou a valer no dia 14 de novembro de 2019, quando a Emenda Constitucional 103 foi promulgada pelo Congresso Nacional. Pelas regras, quem não trabalhava formalmente antes da reforma poderia se aposentar ao possuir 20 anos de tempo de contribuição e 65 anos de idade, no caso dos homens, ou ter 15 anos de contribuição e 62 anos de idade, no caso das mulheres.

“Para os segurados que já contribuíam antes da promulgação da reforma serão aplicadas regras de transição na concessão da aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Ou seja, o INSS concede aposentadoria por tempo de contribuição”, esclareceu o órgão.

Além disso, consta-se que os segurados não teriam previsão para receber seus benefícios, sendo atestado pelo governo imediatamente, pois, no cronograma de pagamentos (disponíveis online), os benefícios de julho começam a ser pagos no dia 25, para aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo. Já para os que recebem acima de R$ 1.320,00, os pagamentos serão feitos a partir do dia 1º de agosto.

Portanto, sempre que surgir dúvidas sobre informações compartilhadas abertamente nas redes sociais, procurem saber a veracidade através dos sites oficiais, garantindo a segurança mediante requerimento de benefícios e dados pessoais.

 

Procure o Grupo APOSERV para mais informações!

Compartilhe nas redes sociais!

Assine a Newsletter

Inscreva-se para receber nossos informativos com dicas e notícias

Leia nossa Política de Privacidade. Não enviamos spam.

Ajudamos você a se aposentarcom seu benefícioplanejar seu futuro

Solicite uma análise

(19) 99682-3910