Todos os dias, centenas de beneficiários do INSS tem se deparado com tentativas de fraudes e, sem as informações necessárias, acabam se rendendo aos golpistas.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos – Febraban, houve um aumento de 60% nas fraudes financeiras, principalmente contra idosos, como é o caso do golpe de empréstimo consignado, que vem sendo aplicado via mensagens de texto e ligações.

O consignado é um tipo de empréstimo em que as parcelas de pagamento são descontadas diretamente do benefício previdenciário, pago pelo INSS.

Algumas empresas passam-se pelo INSS, portando informações pessoais dos segurados, como nome, CPF e endereço, dados estes que são obtidas por meios ilícitos.

De má-fé, essas empresas oferecem empréstimos de forma pouco transparente, dando a entender inclusive, que o crédito em questão se trata de valor devido aos segurados pelo INSS.

Em casos ainda mais graves, estelionatários utilizam os dados do beneficiário para fazer empréstimos, fraudando documentos e assinatura dos beneficiários. Na maioria das ocasiões, os segurados nem chegam a receber o crédito, tendo ainda que arcar com um número exorbitante de parcelas da dívida.

Para descobrir se está passando por algum golpe, é necessário acessar o site ou aplicativo “Meu INSS” e solicitar o extrato de pagamento do benefício ou extrato de empréstimos consignados.

A orientação é para que os segurados mantenham os benefícios bloqueados para empréstimos e jamais respondam a esse tipo de mensagem ou ligação, devendo procurar imediatamente o INSS em caso de fraude, bem como, a instituição bancária responsável.

É recomendado ainda, procurar a Polícia para registrar boletim de ocorrência e, a depender do caso buscar orientação jurídica, para uma possível ação.

 

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