O INSS identificou recentemente, a presença de uma grande falha no sistema Gov.br, que abriga portais digitais como o “Meu INSS” e a “Carteira de Trabalho Digital”, por exemplo.

Foi constatado pela Plataforma, que o CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, tem apresentado vínculos de trabalho em duplicidade.

Isso acontece porque as informações prestadas pelos empregadores, antes e depois da obrigatoriedade do E-Social, não estão sendo unificadas.

Assim, os contratos de trabalho que, antes, eram vinculados ao Cadastro Específico do INSS, por meio de GFIP e, depois, passaram a ser declarados via E-Social, estão sendo considerados como registros em aberto, ou seja, sem data fim no CNIS.

O grande problema enfrentado pelos segurados, neste cenário, se dá por conta da análise automática dos benefícios, que apenas analisa o direito, com base nas informações da plataforma digital e, não, dos documentos físicos apresentados no requerimento.

A situação se repete, ainda, nos casos de solicitação do Seguro Desemprego, quando não se comprova a finalização do vínculo de trabalho.

O Governo Federal já se prontificou a corrigir o erro, mas até o momento, não houve confirmação de que o problema foi, de fato, resolvido.

 

MAS E QUEM TEVE O BENEFÍCIO INDEFERIDO, POR CONTA DESSA FALHA?

Nesses casos, há grande possibilidade de que o segurado tenha direito a recorrer e revisar o indeferimento!

Para saber mais, procure o Grupo Aposerv!

 

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