Muitos são os relatos de segurados que já possuem o tempo mínimo exigido pelo INSS, para aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, mas que mesmo assim, tiveram o benefício negado.
Mesmo em casos em que o simulador digital do INSS atesta tempo suficiente é preciso estar atento, pois muitas irregularidades podem estar escondidas, sem que o contribuinte saiba.
O maior motivo para indeferimento de benefícios, atualmente, tem sido as diversas pendências constantes no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, em decorrência das alterações trazidas pela Emenda Constitucional 103/2019, bem como os decretos posteriormente publicados pelo Governo Federal.
Entre as pendências mais comuns, estão:
- pagamento inferior ao salário mínimo
- pagamento extemporâneo (em atraso)
Essas, por si só, já formam motivo para indeferimento de benefícios. Além disso, pagamentos com código errado, vínculos empregatícios sem data fim ou que não constam no CNIS, também são grandes problemas enfrentados pelos segurados.
A plataforma digital Meu INSS, porém, não fornece todos os meios para que os contribuintes possam regularizar sua situação.
No entanto, HÁ SOLUÇÃO! Através de pedidos específicos feitos ao INSS, com ou sem apresentação de novos documentos, é sim possível corrigir as contribuições pendentes!
É fundamental que cada caso seja estudado de forma aprofundada, entendendo inclusive, a necessidade de requerimentos junto ao INSS, empresas ou outros órgãos públicos.
Nesse momento tão importante, é preciso buscar por profissionais altamente capacitados! Procure o Grupo Aposerv!