Saiba o que é a Carteira de Trabalho Digital e como solicitar
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento no qual a pessoa que possua 16 anos ou mais pode solicitar para que seja efetuado o registro da sua prestação de serviço no comércio, indústria, agricultura ou até mesmo como doméstico.
Entretanto, como no Brasil a maior parte das empresas já utiliza o E-Social: “Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas” o Ministério da Economia disponibilizou a possibilidade de substituir a CTPS física na digital, por meio de aplicativo no celular, disponível nas versões iOS, Android e Web.
Atualmente, já é possível acessar as informações de anotações de admissão, afastamento, atualização salarial, entre outras por este documento digital. Este serviço facilita a realização de contagem de tempo de contribuição
Como emitir a Carteira de Trabalho Digital?
Para acessar a CTPS digital o trabalhador precisa realizar um código de acesso (senha) no site gov.br e para isto, basta informar o número do CPF e responder as perguntas para validação. Veja o passo a passo:
https://www.youtube.com/watch?v=D-mHDqYoOtY
Falta de informações na CTPS
O trabalhador deve se atentar que a versão da Carteira de Trabalho em papel não perde a validade, e é importante que a mantenha guardada com cuidado, já que vínculos empregatícios mais antigos podem não constar ainda na versão digital.
Aqueles que notarem divergências podem buscar a empresa/empregador e solicitar a inclusão e correção dos dados. Entretanto, como ainda encontra-se em fase de transição, no momento de solicitar a aposentadoria ainda será necessário apresentar a CTPS em papel para confirmação dos dados registrados no sistema.
O Grupo Aposerv se coloca à disposição para aqueles que precisarem de mais orientações em relação a este serviço. Entre em contato!