Para aqueles que não sabem, o Atestmed é uma análise documental que visa agilizar o requerimento de benefícios do INSS que dependeriam de perícia médica presencial.
Essa ferramenta entrou em vigor desde 2022 e, tem como objetivo, a análise antecipada de processos que levariam meses para a concessão.
Os segurados que optarem por utilizar esse recurso, devem emitir a documentação médica, podendo ser atestado, a menos de 90 dias da data referente a solicitação do benefício. Além disso, as informações contidas devem estar legíveis e sem rasuras.
Tal documentação precisa conter o motivo do afastamento, identificação do segurado, data de início do repouso e prazo estimado necessário; CID, identificação do profissional e seus respectivos registros no Conselho Regional de Medicina (CRM).
No que diz respeito ao Benefício de Incapacidade Temporária por meio do Atestmed, existem alguns requisitos a serem seguidos: ter no mínimo 12 contribuições realizadas antes do mês em que ocorrer o afastamento, ter qualidade de segurado e atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias.
Para mais informações como essa, procure o Grupo Aposerv!