Prova de vida digital
Através da plataforma digital do Governo Federal, o “MEU GOV.BR”, o INSS disponibilizou aos beneficiários e pensionistas da Previdência Social, a prova de vida simplificada.
O serviço é destinado aos segurados que recebem seu benefício por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético e tem a função de garantir a continuidade do recebimento, sem que no decorrer do tempo haja suspensão do benefício, por falta da fé da vida, ou seja, de sua comprovação. Além disso, a prova de vida auxilia a evitar fraudes de pagamentos indevidos pelo INSS.
Anteriormente, para realização da prova de vida, era necessário que o beneficiário se dirigisse até a agência bancária pagadora do benefício, para que, de forma presencial, pudesse atualizar sua situação cadastral, desbloqueando ainda aqueles benefícios que foram suspensos equivocadamente junto ao INSS, se fosse o caso.
Por meio da implantação digital do serviço, atualmente a comprovação pode ser realizada por biometria facial que é possível, por exemplo, em aparelhos celulares que possuem câmera e acesso a internet, sem a obrigação do comparecimento presencial em bancos ou agências do INSS.
Após a realização do serviço, o segurado deve acompanhar sua conclusão através do site ou aplicativo “Meu INSS”, que também fica responsável por notificar aqueles que possuem pendência quanto a prova de vida alertando-os, através desta plataforma, quanto a necessidade de fazê-la.
Suspensão da prova de vida:
Apesar da prova de vida ser exigida anualmente, em decorrência da pandemia pelo COVID-19, o INSS decidiu suspendê-la até o dia 31 de maio de 2021, ou seja, não haverá suspensões de benefícios por falta da comprovação, até esta data.
Apesar disso, o serviço digital segue disponível nas plataformas disponibilizadas pelo Governo e pode ser realizado por aqueles segurados que assim desejarem.
Atenção:
O INSS emitiu alerta aos beneficiários e pensionistas, quanto à um novo golpe que vem sendo aplicado. Por meio do aplicativo de mensagens “WhatsApp”, criminosos tem se passado por servidores do INSS, com o pretexto de realizar a prova de vida.
A intenção é, na realidade, conseguir dados dos segurados e/ou de seu benefício.
O INSS alerta que não realiza contato por telefone, SMS ou aplicativos de mensagem. Em casos de tentativa de golpe, a orientação é a de nunca passar nenhum tipo de informação e interromper imediatamente o contato, se possível, bloqueando o número.
Para solucionar dúvidas com um atendente, o ideal é buscar pelo canal de atendimento 135.