É muito comum que os beneficiários do INSS passem a receber ligações e mensagens de texto de instituições financeiras, oferecendo empréstimos consignados. Em muitas das vezes, essas ligações são sinônimo de assédio, dado o grande número de ligações recebidas por dia.
Existem, ainda, relatos de empréstimos realizados sem a autorização do segurado, o que pode causar grandes prejuízos financeiros e, até mesmo, em relação às burocracias para cancelamento.
A notícia boa é que o INSS pode proteger os segurados desse tipo de invasão: o serviço de bloqueio e desbloqueio de benefício para empréstimo consignado, que está disponível, tanto na plataforma digital Meu INSS, quanto no canal de atendimento 135, tem a função de bloquear consignações e, até mesmo, o recebimento de ligações de oferta.
No entanto, caso o segurado tenha interesse em realizar empréstimos, o serviço também pode ajudar. O desbloqueio para empréstimos pode ser efetuado da mesma forma, com atenção ao empréstimo que se deseja contratar.
Importante lembrar que a alíquota máxima de consignação é de 40% do valor do benefício. Porém, a previsão a partir de 01/01/2022, é que essa margem seja reduzida para 35%.
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